Hoje o meu filho trouxe do JI um saco de pano, decorado por ele com a ajuda da Educadora. Dentro do saco vinha um livro da Biblioteca Escolar e uma folha com o título “Projecto de Promoção de Leitura em Família”.
No início da folha tinha este pequeno texto: “Ler com a família provoca uma relação afectiva muito importante para que os seus filhos venham a gostar de descobrir o livro, a leitura e a escrita. Neste sentido, esta semana começamos a desenvolver uma actividade a que chamamos “Vamos Ler uma História”.”
A partir de agora, todas as 2ªs feiras, o meu filho vai trazer para casa um livro, dentro do saco de pano. Entrega o livro na 6ª feira ou 2ª feira seguintes dentro do mesmo saco. Junto aos livros, virá um marcador com uma ficha de opinião que será preenchida por mim ou pelo pai conjuntamente com o meu filho, por casa livro que vier para casa.
Os objectivos desta actividade são:
- Promover nas crianças hábitos de leitura;
- Fomentar a leitura em contexto familiar;
- Desenvolver estratégias que atribuam sentido à leitura, estimulando o prazer de ler;
- Fomentar o envolvimento dos pais na promoção da leitura;
- Promover as competências parentais para a melhoria das interacções pais/filhos;
- Promover interacção Jardim de Infância – Família.
Modo como devemos ler com as crianças:
- Aceitar a proposta da criança para lermos em conjunto os livro que traz do JI;
- Escolher um lugar cómodo e sossegado;
- Sentarmo-nos juntos para que a criança veja bem o livro;
- Ir apontando o que estamos a ler, para que a criança se aperceba do movimento da leitura;
- Ler com expressão, pronunciando claramente as palavras e fazendo pausas;
- Ir conversando com a criança acerca do que leio e sobre as imagens;
- Se a criança pedir, voltar a ler a mesma história uma ou mais vezes;
- Quando acabar a leitura, conversar sobre a história, sobre as personagens de que mais gostou, sobre o que achou mais interessante;
- No final da leitura ajudar a fazer o registo na ficha de opinião.
Segundo o JI, é fundamental a leitura com a família porque:
As crianças desenvolvem-se melhor e têm melhores resultados na escola quando contactam com livros diariamente.
Há quem pense que as crianças só começam a aprender a ler quando vão para a escola. Na verdade a capacidade de ler desenvolve-se desde o primeiro ano de vida e deve ser treinada regularmente com a ajuda da família.
Os pais, avós, tios ou padrinhos desempenham um papel importante se lerem em voz alta e se ajudarem as crianças a gostar de livros.
A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano. Indispensável em qualquer actividade, é uma das principais condições de autonomia e sucesso na vida.
Saco que irá transportar os livros
Ficha de opinião, para ser preenchida por cada livro que lermos.
coisas que vinham mesmo a calhar